Conheça o grupo

COC SANTA CATARINA

Qualidade de ensino

O Sistema de Ensino COC possui uma proposta que busca entendimento e compreensão de práticas pedagógicas que possam gerar para alunos, educadores e famílias reflexões que possibilitem a mudança de postura diante das exigências do atual processo educacional, sugerindo um trabalho com a diversidade na construção coletiva do conhecimento. Desse modo, com material didático próprio, explora o cotidiano escolar considerando e pensando, desde sua elaboração, em constituir-se como um roteiro que objetiva a apropriação do conhecimento científico, até a operacionalização de interações sociais qualificadas.

Outro aspecto fundamental é a interdisciplinaridade dos conteúdos, na busca constante de relações entre as áreas do conhecimento, nas quais o trabalho escolar desenvolve-se amplamente, ultrapassando a memorização de conteúdos. Considerando as interações possíveis numa proposta educacional rumo à construção de conhecimento, o Sistema de Ensino COC leva em conta alguns aspectos na elaboração de seu material:

Buscar sistematicamente elementos e informações sobre o fato em estudo;
• Organizar esses fatos em relação ao tempo e ao espaço (onde e quando);
• Levar os alunos a destacar e selecionar informações ou dados mais relevantes;
• Dar condições aos estudantes de levantar hipóteses sobre suas aprendizagens;
• Conduzir os alunos a pensamento inferencial : “o que poderia ter acontecido se...”;
• Estabelecer relações com o que não está presente, com outros conteúdos, com cotidianas;
• Classificar, comparar e identificar as aprendizagens dando significado cultural a elas.

Missão

Fortalecer cada nova geração de alunos com conhecimentos e habilidades para torna-los protagonistas das grandes transformações.

Visão

Capacitar o progresso humano através da aprendizagem.

Linha do tempo coc santa catarina


  • 1963
    Fundação do cursinho
    pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.
  • 1978
    Surge o Ensino Fundamental
    O Cursinho expandiu mais uma vez sua linha de atuação, agora para o Ensino Fundamental. Nesse ano ocorre também a criação do Ensino Médio Integrado, o Terceirão.
  • 1994
    Educação 2000
    Com a chegada dos microcomputadores ao Brasil e à educação, é lançado o Projeto Educação 2000.
  • 2001
    Portal COC
    O sistema de acesso cresce e amadurece como produtor de conteúdo com o Portal COC.
  • 2006
    Aulas digitais
    O Roteiro Digital é aperfeiçoado e fica ainda melhor com o surgimento das Aulas Digitais.
  • 2013
    Nova marca
    Nasce a nova marca COC.
  • 2017
    COC By Pearson
    Lançamento da nova marca COC by Pearson
  • 1973
    Ampliação para Ensino Médio
    Com o sucesso do Cursinho, houve a ampliação para a atuação no Ensino Médio de escolas da região.
  • 1991
    E veio a Educação Infantil
    A escola de educação infantil é criada
  • 2000
    Sala 3D
    Inovação e tecnologia unidos em pró da educação: A sala de aula dá lugar à Sala 3D.
  • 2004
    Aulas do Futuro
    O embrião do Roteiro Digital nasce com o projeto Aulas do Futuro.
  • 2010
    Entrada da Pearson
    A Pearson, líder mundial no segmento de educação, faz a aquisição do Sistema de Ensino COC.
  • 2014
    Academia COC
    A Academia COC vem compor e tornar ainda melhor o sistema de ensino.
  • E Vem mais por aí